A Batcaverna. A Mansão Wayne. Gotham City. Apesar de serem muitas vezes restritos a séries, quadrinhos e filmes, estes lugares são alguns dos mais conhecidos do mundo! Seja você um fã de super-heróis ou não, é impossível nunca ter ouvido falar num desses espaços. Monumentos da cultura pop, eles servem de pano de fundo para um personagem cuja influência e impacto romperam os limites do tempo e das mídias: o Batman!

Tendo feito sua primeira aparição na revista Detective Comics #27, publicada em maio de 1939, o Cavaleiro das Trevas luta contra o crime há exatos 80 anos; e durante todo esse tempo, acumulou uma legião de fãs que supera os números de sua farta conta bancária. Por isso, nada mais digno do que apresentar a esse público fiel uma exposição que permita um mergulho de cabeça no universo do morcegão, certo? Pois é hora de conhecer a “Batman 80 – A Exposição“!

Imagem: divulgação

Localizada no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, a exposição está em cartaz até o dia 15 de dezembro, sempre de terça a domingo (de terça a sexta, das 12h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 21h). Nós estivemos no local no início do mês, mas resolvemos publicar nossa experiência só agora pois neste fim de semana (dias 21 e 22 de setembro) o espaço terá uma programação intensa para celebrar o Batman Day, com 35 horas de atividades ininterruptas!

Para começar, a exposição ficará aberta do sábado (21/09), à partir das 10h, até o domingo (22/09), às 21h, inclusive na madrugada; no melhor estilo Gotham City! Os Cosplayers que visitarem a mostra durante o horário do Corujão terão acesso gratuito, sujeito à lotação em cada horário de entrada. Além disso, quem for à exposição nesse fim de semana (em qualquer horário) vai ganhar uma máscara exclusiva do Batman ou da Mulher Gato (quantidades limitadas).

Imagem: divulgação

Outra atração imperdível desse fim de semana especial é a sessão de autógrafos com o quadrinista Ivan Reis e o colorista Pedro Cobiaco, que estarão na loja oficial da exposição no sábado e no domingo, das 15h às 17h, para autografar o pôster exclusivo e outros itens da loja que levam a arte do pôster oficial. Além disso, quem visitar a loja durante os dois dias encontrará o pôster oficial da mostra em nova versão, e com tiragem exclusiva para venda somente durante o final de semana comemorativo, além do lançamento de novos produtos oficiais.

Por fim, as três réplicas de carros do Batman, modelos 66 e anos 90, e do Coringa serão reposicionados para ficarem em frente à fachada e ganharão iluminação especial. O que não vai faltar é cenário para lindas fotos e vídeos! Imperdível, né?

Imagem: divulgação

Mas afinal, o que você pode esperar (e deve reparar) na exposição? Divida em seis ambientes temáticos e interativos, “Batman 80 – A Exposição” reúne cenografia, acervo com quadrinhos e outros itens raros, além de textos explicativos que contam a evolução e a importância de um dos personagens mais famosos do mundo.

O primeiro espaço que o visitante irá conhecer é a Mansão Wayne. Este é o maior dos seis ambientes da mostra. Logo de cara, você encontrará uma grande mesa de jantar, mas os pratos aqui não são pra comer: são pra ler! Quer dizer, você não poderá tocar diretamente neles, mas no lugar de cada prato à mesa existe uma HQ que representa alguma fase importante do Batman, incluindo a primeira que o herói apareceu.

No restante do ambiente ainda há outras HQs, incluindo numa parte tematizada como a biblioteca da Mansão. Além de um sofá e duas poltronas para fotos, um quadro de Martha e Thomas Wayne, uma cópia do jornal do dia em que os dois foram assassinados, itens de guerra que inspiraram o visual de Bruce Wayne como herói, projeções e vídeos da série clássica de TV do personagem estrelada por Adam West, há também o Alfred!

Isso mesmo, o mordomo mais famoso do mundo (e o único cuja responsabilidade por um crime nunca é questionada) também está na Mansão! Localizado na parte da biblioteca, ele possui um botão em sua lateral que, ao ser pressionado, reproduz em alto e bom som falas marcantes e mensagens motivacionais direcionadas ao Bruce, e a todos que se sentirem tocados. Não esqueça de bater um papo com ele! Em seguida, é hora de ir para a Batcaverna.

Imagem: Giovanni Oliveira

Com um visual sombrio e tecnológico, o segundo espaço da exposição é um pouco menor, mas dispõe de vários itens raros e colecionáveis (grande parte do acervo particular do fã Marcio Escoteiro). Como é possível observar na imagem acima, há uma reprodução do computador central do Batman, onde o herói realiza seus trabalhos de detetive, além de se preparar para qualquer imprevisto com outros heróis.

Porém, o que o visitante irá encontrar nestes monitores são compilados de cenas de várias séries e filmes que o personagem apareceu, com destaque para as animações, incluindo “Batman: A Série Animada“, exibida entre 1992 e 1995, “Batman do Futuro“, exibida entre 1999 e 2001, e “Os Jovens Titãs“, exibida entre 2003 e 2006. Outro ponto que vale a pena ficar de olho é o batmóvel no meio da sala, e a roupa do Robin logo na entrada.

Imagem: Giovanni Oliveira

Ao sair da Batcaverna, o visitante irá passar por uma galeria bastante colorida e iluminada que homenageia aqueles que sempre estiveram ao lado do morcegão na luta contra o crime: os Robins! De Dick Grayson a Damian Wayne, todos estão lá, até mesmo Carrie Kelley. Apesar de pequeno, o espaço rende boas fotos para você postar nas redes sociais!

Saindo da galeria, você chegará ao topo da Delegacia de Polícia de Gotham City! Com uma parede inteira dedicada a equipe Aves de Rapina (que ganhará em fevereiro de 2020 seu primeiro longa-metragem), o visitante também irá encontrar o mapa da cidade, o batsinal, e o próprio detetive Gordon, que assim como o Alfred, também possui um botão e falas pré-programadas. Ah! Do lado esquerdo do Gordon há um telefone vermelho. Atenda-o! Você não irá se arrepender.

Imagem: Giovanni Oliveira

Do telhado da DPGC, o visitante vai parar direto no temível, no assombroso, no único Asilo Arkham para os Criminalmente Insanos! Como a segurança deste espaço é altíssima, afinal, estamos falando de criminosos que já deram muita dor de cabeça para o Batman, antes de visitar a Galeria de Vilões o visitante irá passar por uma recepção, onde irá conhecer como surgiu essa instituição. Só depois poderá passar entre essa galera sinistra!

Ao final da Galeria de Vilões, que reúne nomes como Bane, Charada, Pinguim, Senhor Frio, Hera Venenosa e muitos outros, o visitante irá adentrar no quarto daquela personagem que, ora é vilã, ora é anti-heroína: a Mulher-Gato! Ainda que pequena, a sala é bem decorada e conta com duas atividades interativas: um telefone onde você conversa com a própria Mulher-Gato, e um espelho de selfie temático. Há também uma poltrona pra tirar aquela foto!

Na saída do Quarto da Mulher-Gato, há um pequeno ambiente inspirado na palhacinha mais querida do mundo do crime: a Arlequina! Nele você vai encontrar as hienas da personagem (que devem aparecer no filme “Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa“, que chega aos cinemas em fevereiro de 2020), além de outros itens colecionáveis. Bastante pequeno, esse espaço funciona como transição para a sala do Coringa, a penúltima da exposição.

No ambiente do maior vilão de todos os tempos, o visitante vai encontrar de tudo um pouco: espelhos malucos, uma parede coberta de pedaços de bonecas, artes com efeito 3D, uma televisão bizarra no melhor estilo Poltergeist, um camarim (com um telão exibindo o trailer de “Coringa“, que chega aos cinemas dia 03 de outubro) e até um Fusca de chifres! Prepare a câmera pois serão várias as fotos que você vai tirar por aqui, mas cuidado com as armadilhas do local!

Imagem: Giovanni Oliveira

Por fim, o último espaço da exposição apresenta algumas artes feitas por quadrinistas famosos, e uma estátua do Batman em tamanho real, cheia de detalhes incríveis que merecem uma olhada mais atenta. O espaço também é uma ótima oportunidade para fotos, afinal, quem nunca quis posar ao lado do Cruzado Encapuzado de Gotham?

Na saída da mostra, o visitante ainda encontrará uma loja com produtos oficiais da DC Comics, com destaque para o Batman (obviamente), que incluem HQs, camisetas, canecas, copos, garrafas, bótons, quadros e pôsteres. O pagamento pode ser feito por cartão (crédito e débito) ou dinheiro. Ah, ainda tem uma mini praça de alimentação do lado de fora, tematizada como as docas de Gotham.

Para comprar seu ingresso antecipadamente (que custam entre R$ 17,50 e R$ 45, com opções de pacotes especiais disponíveis) e obter maiores informações sobre a exposição, clique aqui. Em nosso perfil no Instagram (@primeiraesetimaarte) você encontra outras fotos e vídeos do evento.

COMPARTILHE

Deixe uma resposta