Quem disse que só os Estados Unidos produzem remakes de filmes que foram sucesso em outros países? Com mais de 909 mil ingressos vendidos em apenas cinco dias de exibição, o longa “Honest Candidate“, refilmagem da comédia nacional “O Candidato Honesto“, é um grande sucesso na Coréia do Sul desde a sua estreia no último dia 12! “Sonic – O Filme“, que estreou no mesmo dia, ficou em quinto lugar no ranking dos filmes mais vistos no país.

Lançado nas telonas brasileiras em 2014, o filme dirigido por Roberto Santucci e distribuído pela Downtown Filmes e Paris Filmes levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas, chamando atenção do mercado mundial. André Carreira, CEO da produtora do filme, Camisa Listrada, foi procurado pelo agente de vendas Cinema Republic, empresa especializada na comercialização de remakes no mercado internacional. O primeiro licenciamento foi fechado com a produtora sul-coreana Soo Film e resultou na produção de “Honest Candidate.”

As comédias não costumam ‘viajar’ bem, porque nem sempre as piadas são compreendidas numa outra cultura. Mas os remakes, com algumas adaptações e atores e língua locais, podem ter êxito, como é o caso desse filme” afirma André Carreira. “Estamos em negociações com produtoras de alguns países para outros remakes de ‘O Candidato Honesto’”. Para Roberto Santucci, o sucesso de “Honest Candidate” mostra a força criativa das comédias brasileiras: “acho que chegou a hora das nossas comédias serem reconhecidas não só pelo desempenho comercial, mas também pela qualidade das produções. Nos últimos 30 anos formamos roteiristas, produtores, diretores… talentos capazes de disputar a ocupação do nosso mercado interno e também espaço no exterior.

É muito simbólico ter um remake feito na Coreia, que ganhou visibilidade mundial com a vitória de Parasita no Oscar. O modelo coreano para o audiovisual tem como premissa principal a conquista de mercado, modelo que deveria inspirar nossa política pública para o setor“, pontua Bruno Wainer, diretor da distribuidora Downtown Filmes. Em “Honest Candidate“, a atriz Ra Mi-Ran faz o papel de Leandro Hassum, de uma política que, depois de receber uma repreenda da avó no leito de morte, não consegue mais mentir. A versão sul-coreana foi adaptada por roteiristas locais, mas segue a estrutura do roteiro original de Paulo Cursino. Veja o trailer abaixo:

COMPARTILHE

Deixe uma resposta