Chega este mês nas principais livrarias brasileiras pela Globo Livros a biografia definitiva de Stan Lee, um artista e empreendedor que redefiniu a cultura pop, tarefa que lhe cobrou um alto custo na vida pessoal. Nascido em 1922 como Stanley Martin Lieber, ele foi editor-chefe da Marvel por três décadas, onde lançou personagens inesquecíveis, como Homem-Aranha, Thor, Pantera Negra, Incrível Hulk, Homem de Ferro, para citar apenas alguns. Além disso, sua paixão e personalidade extravagante salvaram mais de uma vez a indústria dos quadrinhos da extinção.

Contudo, a carreira de Lee foi repleta de fracassos monumentais, controvérsias e inimizades amargas, inclusive de seus velhos parceiros Jack Kirby e Steve Ditko, que afirmam serem os verdadeiros criadores de vários dos personagens que lhe deram fama. Além disso, diversas empresas criadas por Lee foram à falência e se envolveram em processos judiciais por motivos que iam de questões de propriedade intelectual a crimes contra o mercado financeiro.

Imagem: divulgação

Lee jamais separou sua vida pessoal da profissional e era especialista em criar uma mitologia em torno de si mesmo. Assim, para traçar um retrato fiel do ser humano por trás do personagem, o autor Abrahan Riesman, um dos maiores jornalistas culturais da atualidade, realizou mais de 150 entrevistas e investigou milhares de páginas de arquivos particulares liberados pela primeira vez. Em um texto empolgante, Riesman relata os triunfos e os equívocos da vida de Stan Lee e como, com seu talento – e uma dose generosa de loucura -, ele moldou o mundo pop como o conhecemos.

Intitulado “Invencível – A ascensão e a queda de Stan Lee“, o livro possui 400 páginas e custa R$ 69,90 (versão física) e R$ 49,90 (e-book).

COMPARTILHE

Deixe um comentário